by
21:58
0
comentários
@timemochileiro
Ásia
aventura
escalada
esqui
Everest
Himalaia
Khumjung
Kit Deslauriers
montanha
Nepal

Fotos da aventura de Kit Deslauriers em uma descida de 29 000 pés no Monte Everest, quando ela se tornou a primeira pessoa a descer de esqui os sete cumes mais elevados do mundo: o Everest (8 848 m), na Ásia; o Aconcágua (6 962 m), na América do Sul; o Kilimanjaro (5 891 m), na África; o Elbrus (5 642 m), na Europa; o McKinley (6 194 m), na América do Norte; e o Maciço Vinson (4892 m), na Antártica. "Foi tão gelado que às vezes o machado de gelo mal conseguia penetrar 1 polegada", disse Kit. "Esta foi a descida no gelo mais arriscada até hoje."


O feito foi realizado em outubro de 2006 e registrado pelas lentes do fotógrafo e também alpinista Jimmy Chin. A expedição contou com uma equipe de 14 pessoas (cinco alpinistas e nove xerpas - nativos da região do Himalaia), teve a orientação da Berg Adventures e foi liderada por Wally Berg, um veterano em expedições de alpinismo. "Foi uma das poucas vezes em minha carreira como esquiador que eu pensava: 'Se você cair, você morre", diz Rob Deslauriers, marido de Kit e pioneiro no esqui extremo.


Em depoimento para o jornal norte-americano USA Today, Kit usa a experiência para fazer uma forte distinção entre estar com medo e sendo agarrada por medo: "O medo é paralisante. Esta é uma situação para se ter medo, mas quando você permitir que o medo domine sua vida, isso que torna tudo debilitante. Eu não faço qualquer comentário de não estar com medo. É importante e é saudável. Mas eu tenho medo suficiente para se sentir confortável com ele. Quando você sentir medo, a próxima coisa a surgir na mente das pessoas é 'eu não posso'. Estamos no controle de nossas mentes. Tanto que quando a mente tenta nos controlar, é importante não deixar que ela corra muito."


FOTOS DE © JIMMY CHIN