Onde fica?
Fica na Tanzânia, país da África Oriental. A Tanzânia é dividida em regiões e o Kilimanjaro é uma trinta regiões administrativas, que possui um monte e um Parque Nacional com o mesmo nome, a maior parte dentro do distrito de Rombo. Pra achar no Google Maps, busque pelas coordenadas 3°04' S (Latitude) e 37°21' L (Longitude).
É verdade que neva no Kilimanjaro?
Sim. Embora, ocorra o senso comum de que "na África não neva", o monte está aí para provar o contrário. Cercado pela planície de savanas, o gelo chega sobre o que resta da "montanha branca", com mais de 2 km² de neve, o que é pouco, pelo que o Kilimanjaro pôde exibir de neve em outros tempos. E não dá pra esquiar e nem nada disso.
Kilimanjaro é o único lugar onde neva na África?
Não, e pra quem quiser passar pela experiência inusitada de esquiar na neve ou fazer snowboard na África, vá até Marrakech, no Marrocos. A cidade possui excursões só para isso, e o mais interessante é que longe das alturas, no litoral de Marrakech dá pra se praticar surf também. Duas atividades praticamente opostas em uma mesma cidade.
Há a possibilidade da neve no Kilimanjaro acabar?
Não é algo cabível de uma previsão exata, mas é fato que o monte tem sofrido com as drásticas alterações climáticas dos últimos anos e o aquecimento global. Então, o fim da neve, assim como de outros bens naturais do planeta, depende de uma conscientização mundial sobre a necessidade de todos os países investirem no desenvolvimento sustentável. Caso não tomem uma providência, o fim é certo.
Qual a altitude do Kilimanjaro?
Ermo e soberano, o Kilimanjaro convida aventureiros a subir seus 5891,8 metros de altitude e impressiona por sua paisagem de qualidades raras acima das nuvens. Naqueles rankings de montes, onde o Everest é sempre o primeiro lugar, o Kilimanjaro aparece como a 4ª maior montanha do mundo, e o ponto mais alto de toda a África.
Tem que ser um escalador profissional para subir o monte?
A aventura é considerada relativamente fácil, por exibir uma adaptação climática, ou aclimatação (como os profissionais dizem), que não é tão bruta como no Everest, por exemplo. Requer cuidados, é óbvio, demora para chegar, pede que as condições de saúde sejam avaliadas por um médico antes da viagem pra Tanzânia, mas dá pra fazer sem a exigência de técnica especializada em escalada, até porque é mais trilha e caminhar, do que especificamente escalar.
O Kilimanjaro é Patrimônio da Humanidade? O que é isso?
Os Patrimônios da Humanidade são locais designados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), órgão da ONU, para receber toda a proteção necessária que consiga manter a importância física e cultural da região para o planeta. É um título que pode ajudar o Kilimanjaro de ter sua neve dizimada, por exemplo. O Rio Amazonas, o Pantanal e Fernando de Noronha também receberam este status de Patrimônio da Humanidade.
Como chegar ao topo do Kilimanjaro?
Existem 8 trilhas para atingir o topo, as três mais famosas são a trilha Marangu, a trilha Machame e a trilha do planalto Shira. Você pode atingir os picos Shira (3 962 m), Mawenzi (5 149 m) ou o Kibo, também conhecido como Uhuru, que vem a ser ponto mais eminente do continente africano, com uma elevação de 5 895 metros acima do nível do mar. A estimativa de chegada fica entre 5 e 9 dias, que irá variar de acordo com o período de aclimatação e adaptação ao ar rarefeito do local.
Qual a melhor época para ir até o Kilimanjaro?
A melhor época pra conhecer o Kilimanjaro fica entre dezembro e fevereiro. Mas é necessário antecipar bem seus planos de viagem pra não ter problemas com hospedagem, pois a procura é grande neste intervalo de tempo.

